sexta-feira, 1 de março de 2013

Joaquim Sustelo - Lancamento Poesias das Lagrimas

Encontramo-nos hoje aqui reunidos na apresentação do 1º livro de poesia da nossa amiga Glória Monteiro.

A Glória  é uma jovem que tenho o prazer de conhecer poeticamente através de um Grupo que criei na Net, há uns anos e que tem por nome Horizontes da Poesia.Ela entrou para o Horizontes em 23 de Novembro do ano passado, pelo que faz amanhã três meses que conheço a sua forma de escrever poesia.

Ora, o que é a Poesia? Todos sabemos, mas como defini-la?

Poesia, não tem definição. Ou talvez se possa dizer
que


e esta definição é minha.

Mas a melhor definição de poesia que vi até hoje, foi da minha amiga poetisa Landa Machado, em 2007, que acho uma maravilha (ela não achava rsrsr) e que peço licença para dizer aqui:


Poesia


Poesia não tem definição...
É tudo aquilo que nos toca a alma
Folha que o vento leva em turbilhão
As cores dum poente em tarde calma

 
Um pássaro que esvoaça em pleno céu
Um barco que navega pelo rio
A brancura da neve como véu
Envolvendo em silêncio um dia frio
Poesia é um rosto puro de criança
Um aceno de mão cheio de esperança
Um gesto que nos mostra amor... bondade...
 
Poesia,  é a tela de um pintor
Um botão a abrir-se em plena flor
Ou lágrima num rosto sem idade
 
Landa Machado
Lisboa, 22 de Março de 2007
Em “PARA ALÉM DO HORIZONTE…”


Poesia é tudo isto. E tem uma particularidade: não convém que seja muito descritiva. Torna-se mais bonita com o uso de metáforas, isto é, empregando palavras em sentido figurado, ou  substituindo palavras por outras que tenham uma comparação com elas subentendida.

Ora, a nossa Glória, é ainda uma jovem. E tem – dizia-me ela há dias – alguma dificuldade no português, por ser natural de cabo Verde e falar crioulo (Língua de base lexical portuguesa, falada em Cabo Verde, que engloba diferentes variedades.)

Mas isso não importa para um poeta, pois há formas de ultrapassar a situação, como sabemos. O mais difícil, sim, é ter um espírito poético e saber empregar a linguagem metafórica, oferecendo ao leitor imagens de grande beleza. E esta parte, a Glória sabe fazê-lo muito bem.
Atente-se nestes exemplos:

1.     No poema GRITAR O MEU NOME ela escreve:

“Vesti das nuvens para te fazer sorrir
Engoli toda a luz
Para te fazer brilhar com os meus beijos

Roubei arco iris para te colorir de alegria
Abandonei meu sorriso no infinito…

Bebi toda a água da tua alma
Para não te cair nenhuma lágrima

2.   No poema MÃE cria estas imagens  lindíssimas:

Mãe é uma flor,
Regada de astros

É um cobertor
Derramando luz

3.   No poema CARÍCIA diz-nos:


Resido no teu olhar vivo
Onde apenas sangue se comunica

A delícia do teu falar calórico
Enche meu coração de grandeza.


E mais exemplos poderia dar, apesar de ainda lhe conhecer tão poucos poemas.

Glória, neste dia tão importante para ti, vim aqui para te parabenizar por este espírito tão bonito que vislumbrei desde que entraste para o Horizontes da Poesia. E não fui só eu, já que tens lá muitos comentários de poetas e poetisas que se deliciaram com a tua forma de escrever.

Parabéns por este teu filho-livro que, por experiência, sei o quanto nos alegra vê-lo nascer. Desejo-te os maiores sucessos com ele!

Ninguém sabe o que a vida nos reserva. Mas peço para ti uma vida plena de amor, saúde, alegria e imenso sucesso neste mundo onde em boa hora decidiste entrar. Conta comigo para o que estiver ao meu alcance!

Por último, parafraseando um verso teu “Só vim aqui para ouvir… e gritar também o teu nome.”

Felicidades.

Joaquim Sustelo

Sem comentários:

Enviar um comentário