GLÓRIA SOFIA VARELA MONTEIRO, nascida em 14 de Fevereiro de 1985, tendo completado este mês, precisamente no dia dos namorados, 28 anos.
Nasceu na cidade da Praia em Cabo Verde e depois de terminar o liceu foi viver para os Açores, onde se licenciou em Engenharia e Gestão do Ambiente. Actualmente prepara o mestrado em Gestão e Conservação da Natureza. Reside presentemente na Holanda.
De uma personalidade dinâmica e criadora evidencia uma sensibilidade muito profunda que se reflecte nas mensagens poéticas que constrói, e que, neste livro, deixa para a posteridade.
Lutando pelos valores e pela cultura africana dinamiza o movimento Pró-África, na Holanda.
Em Portugal viveu os seus tempos de mulher adulta, debatendo-se com várias contrariedades entre elas a falta de perspectivas de emprego que a levou a emigrar. Na cidade da Amadora frequentou a Tertúlia Poética, Sempre Acontece Poesia, onde trocou saberes e angariou simpatia.
Da poesia que nos deixa neste seu primeiro livro POESIA DAS LÁGRIMAS, grava o amor, a angústia, e até a revolta, sem esquecer porém o trilho da esperança que percorre com ânimo e fé.
A beleza das palavras de cada verso, estrofe ou poema reveste-se de um deslizar de lágrimas sentidas que nos toca a todos como seus leitores.
A esforçada teimosia que Glória impôs a si mesma e ao Mundo que a rodeia, para “parir” este outro acarinhado filho, dá-nos a oportunidade de estarmos aqui, perante ela, numa demonstração de calor e de afectos. Os meus parabéns Glória. 22 de Fevereiro de 2013 - Professor Mário Matta e Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário